ARTE E EDUCAÇÃO


Leia o texto a seguir para responder a questão.

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de explorar, pesquisar e criar coisas novas. Tanto o desenho como a pintura são formas não verbais de expressão de sentimentos e conhecimentos; nessas manifestações da criança não existe o “correto”. A criança, ao desenhar e pintar não está interessada em representar o real.

Agora, analise as afirmativas que se seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A arte está presente em nosso dia-a-dia e deve ser vista como meio de oportunizar prazer às crianças trabalhando a coordenação motora e enfeitando as salas de aulas.

(     ) A arte deve ser trabalhada na escola como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança e ampliação de suas leituras de mundo.

(     ) É importante que o professor ensine às crianças como desenhar as formas e utilizar as cores para que ela possa desenhar de forma correta.

(     )  A arte na educação infantil deve ser utilizada em atividades ligadas às datas comemorativas, treino de coordenação motora e atividades de lazer.

(     ) O professor precisa compreender a importância de a criança criar seu desenho sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que esses modelos prontos interfiram no imaginário da criança.

(     ) Ao desenhar, pintar, cantar, dançar a criança utiliza uma linguagem que possibilita o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, V, F, V, F, F.


F, V, F, F, V, V.


F, V, V, F, F, V.


F, V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F, V.

Leia o texto a seguir, com atenção:

Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora brasileira em arte-educação. Professora no Mestrado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhenbi Morumbi (S.P.) percorre o Brasil e o mundo dando palestras e cursos para a formação de professores. É um dos nomes mais respeitados em arte-educação. Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o "fazer artístico"; o "ver", com a leitura da obra de arte; e o "contextualizar", com o estudo da informação histórica. Arte para ela é cognição para a qual colaboram os afetos e os sentimentos. Em entrevista à Revista Presença Pedagógica (março/abril; 2008, p.5-10) ela afirma:

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para liberar a emoção devem lembrar que pouco podemos aprender sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas apenas como “um grito da alma”, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.

 

Considerando o que Ana Mae Barbosa diz, é CORRETO afirmar que:

 I. O ensino da arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
II. O desenvolvimento da sensibilidade dos seus alunos deve ser a maior preocupação do professor de arte na escola.
III. Ao ensinar arte, o professor deve ser preocupar com o desenvolvimento do aluno no sentido de aprender a “ver”, “contextualizar” e “fazer”.
IV. A arte precisa ser tratada na escola tanto nos seus aspectos cognitivos como afetivos.
V. O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.


Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II e V apenas.


I, III, e IV apenas.


I, II e IV apenas.


III e IV apenas.


II, III e V apenas.

“O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender”. (BRASIL,1997. p. 19).

Considerando a citação acima apresentada e os estudos do capítulo 2 “O ensino da Arte no Brasil: caminhos e (des)caminhos”, analise o seguinte enunciado.

 

Quando analisamos a obra de arte de um pintor apenas como um quadro de enfeite, ele deixa de ser algo que desenvolve a sensibilidade, a transformação do sujeito, sendo considerado apenas como um objeto bonito de adorno.

 

PORQUE

 

A forma como o artista expressa sua arte é única e não podemos entender a sua obra a luz do pensamento de hoje, mas como um objeto artístico que está inserido num contexto histórico e cultural que precisa ser estudado e compreendido.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o seguinte enunciado:

 

O trabalho com artes permite que o educando em seu processo de criação apure a sua capacidade de observação, desenvolva e aperfeiçoe sua percepção, a sua imaginação e, consequentemente, o seu raciocínio.

 

PORQUE

 

Quando o aluno mergulha sua alma no processo de criação ele convive diretamente com suas emoções conseguindo administrar suas tensões, assim como organizar melhor os seus pensamentos, as suas sensações e os seus sentimentos.

 

Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.


Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.               


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.        


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

De acordo com Vianna (1995) a incapacidade de copiar fielmente um modelo preestabelecido, gera nos alunos a insegurança e perda da capacidade de criação.

Com relação a essa afirmação é CORRETO afirmar que:

I- A criança se sente segura quando pode produzir seus próprios desenhos que são muito diferentes da forma de expressão do adulto.

II- Para que a criança não fique insegura o(a) professor (a) pode utilizar carimbos que imprimem o desenhos prontos, sem possibilidade de erro.

III - A malha em quadrinhos, quando utilizada, garante a proporção correta das formas que estão sendo copiadas.

IV- A perda da capacidade de criação ocorre quando a criança é impedida de exercitar a sua forma própria de expressão e apenas reproduz algo pronto.

V - Para evitar esta situação, o(a) professor (a) deve trazer modelos prontos para a criança apenas colorir.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, III e V, apenas.


III e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I e IV, apenas.

Vianna, em seu artigo: “Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal?” (1995) fala da importância de se combater a presença dos estereótipos em sala de aula, pois considera que eles são como “uma erva daninha”, “empobrecem a percepção e a imaginação da criança, inibem sua necessidade expressiva; embotam seus processos mentais, não permitem que desenvolvam naturalmente suas potencialidades”.

Vianna relata sua experiência pessoal no processo de formação como professora, em relação ao desenho:

(...) Minha expressão estereotipada teve novo reforço quando, já aluna do Curso Normal (hoje Curso de Magistério), tive aulas de uma disciplina chamada “Desenho Pedagógico”, cuja professora tinha bastante talento para fazer desenhos estereotipados. Possuindo um arquivo com modelos de todos os tipos, passava-os para o quadro de giz e nós os copiávamos no caderno. Lembro da figura de uma formiguinha de pé’, feito gente, com saia rodada, sapato de salto alto, bolsinha a tira colo e lacinho na cabeça... Também copiávamos, encantadas, outros bichinhos e flores, só pensando em nossos futuros alunos e no quanto eles ficariam felizes se enfeitássemos a sala da aula, seus cadernos e pastas com tais desenhos. Ansiávamos pela oportunidade de introduzir os estereótipos na prática docente! (...)

Observe as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA:


O desenho estereotipado deve ser encarado como uma fase normal do desenho que a criança atravessa. A expressão artística da criança deve ser iniciada com cópias de modelos, pois a partir daí ela aprende a técnica de desenhar corretamente.


Os alunos ficam felizes quando as professoras levam modelos bonitinhos para colorir; por isso esta atitude deve ser incentivada.


A escola precisa combater a presença dos estereótipos em sala de aula para que a criança aprenda a se expressar de uma forma criativa e pessoal.


O desenho pedagógico criticado pela autora tem ajudado muitas professoras a explicar, por meio desta forma de desenhar que é fácil, os conteúdos que quer ensinar.


Ter um arquivo com vários modelos de desenhos enriquece o trabalho das professoras que podem, assim, inovar constantemente os painéis na sala de aula.

A releitura de uma obra de arte consiste na criação de uma nova obra realizada a partir de outra que foi feita anteriormente, mas que acrescenta algo pessoal de acordo com a maneira de ver e sentir de cada pessoa conforme sua cultura e vivências.

De acordo com essa afirmativa, é CORRETO dizer que a utilização da releitura de obras de arte em sala de aula pelos (as) professores (as):

I - É uma atividade significativa, pois implica em produzir, de uma forma nova, aquilo que cada um entendeu da obra, sem a preocupação de ser uma reprodução de um modelo.
II - Indica falta de criatividade do autor da releitura.
III - É uma atividade que prejudica o desenvolvimento da arte infantil porque ensina a criança a copiar obras que já existem.
IV - É uma atividade rica e prazerosa, pois não é simplesmente uma cópia, nem plágio.
V - Consiste em uma “imitação criadora”, pois não repete passivamente um modelo.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, III e V apenas.


II, III e V apenas.


III e IV apenas.


III, IV e V apenas.


I, IV e V apenas.

“A Arte, enquanto conteúdo escolar, pertence a área das ciências humanas, possui uma linguagem própria e uma contextualização específica. Está dividida em arte como expressão e arte como cultura. No entanto, essa divisão não a fragmenta mas sim a complementa porque a arte é uma atividade integradora de sentidos e conhecimentos” (FERREIRA, 2016, p. 2). 

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

Na interação entre o mundo interno e o mundo externo, o artista cria sua arte. Por mundo interno, entendemos desejos, emoções, sentimentos, intuição que perpassam os nossos sentidos; e, sobre o mundo externo, entendemos as experiências que vivenciamos no dia a dia, que adquirimos por meio da cultura.

PORQUE

 

“é natural que as obras de arte mostrem o mundo interno do autor, o mundo externo e a interação dos dois” (CAMARGO, 1989, p. 14).

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.

JUSTINO, em seu texto “A admirável complexidade da arte”, 1995, defende que a Arte é a expressão da própria vida. Sobre este argumento é possível afirmar que:

I- Diferentemente da ciência, a arte não precisa da verdade para existir. Ela convive em harmonia com a contradição e com a fantasia. Há artistas, porém, que identificam a arte como reveladora da verdade.

II- O conceito de arte é resultado de experiências históricas diversas e varia de sociedade para sociedade, no tempo e no espaço.

III- A arte pode servir à ética, à política, à religião, à ideologia; pode se transformar em mercadoria ou meramente proporcionar prazer.

IV- O “feio”, assim como o “belo”, também pode ser arte, porém a missão do artista é criar, importando-se sempre se o que faz é belo ou feio.

V- A arte nos ensina a ver e a criar. O ser da Arte vive quando ela possibilita uma experiência de prazer. O prazer da Arte é também o prazer da reflexão.

 

Agora, assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas.


I e IV apenas.


I, III e V apenas.


III e IV apenas.


I, II, III, IV e V.


I, II, III e V apenas.

Observe as obras dos artistas abaixo e marque a única alternativa que lhe parecer CORRETA, conforme os estudos realizados nesta disciplina:

Salvador Dali -

Figura 1 - Salvador Dali - "Three sphinxes of Bikini", 1947.


Pietà, escultura de Michelangelo Buorarroti, século XV

Figura 2 - Pietà, escultura de Michelangelo Buorarroti, século XV.


Figura  3 - Pablo Picasso

Figura  3 - Pablo Picasso.


Dama do arminho. Leonardo  da Vince - 1845

Figura  4-  Dama do arminho, Leonardo  da Vince - 1845.



A Arte precisa ser inovadora e desafiar os limites do seu tempo. Por isso, apenas as figuras 1 e 3 são, verdadeiramente, obras de arte.


A Arte não é a cópia da realidade e sim o que o artista quer traduzir diante dessa realidade. Portanto os quatro quadros são considerados obras de arte.


A Arte expressa o interior do ser humano e precisa nos emocionar. Por isso, o apenas a figura 2 expressa verdadeiramente a arte.


A Arte precisa ser entendida. Não é possível entender a figura 3 e por isso esta obra não pode ser considerada como verdadeira obra de arte.


Arte precisa traduzir a realidade como ela é. Portanto, só as figuras 2 e 4 são verdadeiramente obras de arte.

Páginas: 12345678910
1112